Correio Popular Notícia


RONDÔNIA
Deputado pede presença do Ministério da Agricultura em Rondônia

Data da notícia: 15/07/2013
Foto:

[IMG]http://www.correiopopular.net/LKN/Minhas Imagens/20130716-211.jpg[/IMG](Da Redação) O deputado federal Padre Ton (PT-RO) pediu na última semana ao ministro da Agricultura, Antonio Andrade, mais presença do ministério em Rondônia para fortalecer o setor, destacando que o órgão conta com fatia significativa do orçamento e que a agricultura é área que muito contribui para o Produto Interno Bruto do país.
?Sou da região da Zona da Mata, a qual pertence também o senador Raupp, o senador Cassol, aqui presentes, produzimos muito feijão e milho, mas o produtor sofre muito, não tem como armazenar os grãos?, disse o deputado em audiência da bancada, agendada pelo coordenador, deputado Nilton Capixaba.
O deputado disse ser necessário estruturar melhor a representação do Ministério da Agricultura, oferecendo espaço físico mais adequado e funcionários para atender a demanda. O encontro teve como pauta a situação de produtores de Corumbiara, Pimenteiras, Colorado do Oeste, Chupinguaia e Cabixi, todos na região Sul, que reclamam do fato de não haver armazéns da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) para atender os produtores.
O ministro Antonio Andrade recebeu a bancada e prefeitos presentes em dependências do Royal Tulip Brasília Alvorada Hotel, onde se realizava a XVI Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios.

PROJETOS - O ministro Antonio Andrade explicou que os projetos para construção de unidades armazenadoras, no total de 20 - para várias regiões do país -, sofreu redução por decisão da Casa Civil. Ficaram 10 unidades, nenhuma para Rondônia, admitiu, lembrando que um projeto foi aprovado, para Cerejeiras.
Os parlamentares pediram empenho para atender ao menos Cerejeiras e o ministro disse que fará esforços para isso. Ele relatou a dificuldade de se construir unidades armazenadoras públicas em razão da burocracia ? são 22 meses para conclusão da obra - , e por isso foi aprovado um financiamento para pagar em 12 anos e carência de três anos para a iniciativa privada construir os armazéns.
O ministro Antonio Andrade disse ainda que a maior dificuldade no país é a logística, explicando que as unidades armazenadoras precisam ser construídas em regiões com infraestrutura e produção.
O coordenador da bancada e parlamentares presentes cogitam pedir audiência na Casa Civil para solicitar mais apoio para a produção agrícola de Rondônia no tocante à armazenagem dos grãos produzidos, e destacaram ao ministro a necessidade de melhorar a estrutura física do prédio da representação do Ministério da Agricultura no estado e ampliar o quadro de funcionários. Com informações de Mara Paraguassu/Assessoria.

Fonte:






Noticia vista 1303 vezes


Compartilhe com seus amigos:
 




www.correiopopular.com.br
é uma publicação pertencente à EMPRESA JORNALÍSTICA CP DE RONDÔNIA LTDA
2016 - Todos os direitos reservados
Contatos: redacao@correiopopular.net - comercial@correiopopular.com.br - cpredacao@uol.com.br
Telefone: 69-3421-6853.